domingo, 20 de maio de 2012

MUSICA NO PERÍODO DO ROMÂNTISMO


MUSICA NO ROMANTISMO

A revolução Francesa causou profundas transformações. Abalou todas as estruturas do pensamento espalhando sua influência co campo das artes e da cultura. Assim a música procurava se desligar da arte do passado pondo-se mais ao alcance da nova classe social em ascensão, a burguesia, e invadindo as salas de concerto, conquistando um novo público ávido de uma nova estética.
            Muitos compositores românticos buscavam sempre ler um livro e tinham grande interesse pelas outras artes, relacionando-se com escritores e pintores. Não era raro alguma composição romântica ter como fonte de inspiração em quadro visto ou um livro lido pelo compositor. A musica aliás, tem no romantismo e no ultra-romantismo a função essencial de expressar. As primeiras evidências do romantismo na música aparecem com Beethoven. Suas sinfonias, a partir da terceira, revelam uma música com temática profundamente pessoal e interiorizada.

PRINCIPAIS COMPOSITORES
·         BEETHOVEN
Nasceu em 1770 e morreu em 1827. Compositor de 9 Sinfonias, 5 Concertos de piano, 32 sonatas para piano, 10 sonatas para violino e piano, entre outras composições.

·         BRAHMS
Nasceu em 1883 e morreu em 1887. Brahms dedicou grande parte de sua obra ao piano, principalmente na juventude e na velhice. As obras juvenis, como as três sonatas (em Fá Sustenido Maior, Dó Maior e Fá Menor), são vigorosas e apaixonadas, superabundantes em termos temáticos.

 CHOPIN
Nasceu em 1810 e morreu em 1849. Compositor de obras que envolvem principalmente o solo de piano. Inclui também o violino, violoncelo e orquestra.

·       RICHARD WAGNER
·    Nasceu em Leipzig (1813) e morreu em Veneza em 1883. Foi um compositor, maestro, teórico musical, ensaísta e poeta alemão.

No romantismo os compositores buscavam uma maior liberdade de forma e uma expressão mais intensa e vigorosa das emoções, freqüentemente revelando seus sentimentos mais profundos, inclusive seus sofrimentos.
Além da forte expressividade, outra característica marcante no período musical romântico é a chamada musica descritiva. Não que em outros momentos da história da música não houvesse esse tipo de produção, mas no período romântico, essa é uma tendência bastante acentuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros.

Logo abaixo dos artigos postados existe a opção comentar. Click neste, escrevendo o seu comentário na caixa de diálogo.

OBS: NÃO ESQUEÇA SUAS INDICAÇÕES, NOME, NÚMERO, SÉRIE E ESCOLA, APÓS SEU COMENTÁRIO. Para facilitar a sua identificação.

ESCOLHA A OPÇÃO ANÔNIMO QUE APARECERÁ ABAIXO DA CAIXA DO COMENTÁRIO, ASSIM VC SÓ PRECISARÁ REPETIR AS LETRAS QUE APERECERÃO,

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM NO COLÉGIO OU PELO EMAIL lualearte@hotmail.com

OK

Abraços a Todos.

Luci