domingo, 13 de maio de 2012

BIOGRAFIA - FRANS KRAJCBERG


FRANS KRAJCBERG

            Frans Krajcberg nasceu na Polônia em 1921. Escultor, gravador, pintor e fotógrafo, estudaram engenharia e artes na universidade de Leningrado (Polônia), perdeu toda a sua família na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), em um campo de concentração. Depois deste acontecido mudou-se para Alemanha, onde ingressou na Academia de Belas Artes de Stuttgart, sendo aluno de Willy Baumeister. Vem para o Brasil em 1948, sendo que em 1951 participou da primeira Bienal Internacional de Saõ Paulo com duas pinturas. Reside por um breve tempo no Paraná, isolando-se na floresta para pintar. A partir de 1958, alterna a residência entre Rio de Janeiro, Paris e Ibiza. Desde 1972 reside em Nova Viçosa, no litoral sul da Bahia. Amplia o trabalho com esculturas, iniciando em Minas Gerais, utilizando troncos e raízes, sobre os quais realiza intervenções.
Viaja constantemente para a Amazônia e Mato Grosso onde fotografa os desmatamentos e queimadas, revelando imagens dramáticas. Dessas viagens, retorna com raízes e troncos calcinados, que utiliza em suas esculturas. Inicia uma série Africana, utilizando raízes, cipós e caules de palmeiras associados a pigmento minerais, em 1980. A pesquisa e utilização de elementos da natureza, em especial da floresta Amazônia, e a defesa do meio ambiente, marcaram toda a sua obra. O instituto Frans Krajcberg, em Curitiba é inaugurado em 2003, recebendo a doação de mais de uma centena de suas obras.
Pode-se dizer que krajcberg atingiu a sua maturidade como artista, produzindo admiráveis gravuras em relevo e esculturas pintadas, nas quais utiliza pedras, árvores, raízes e os mais diferentes materiais de origem mineral e vegetal. Para ele “A preocupação é penetrar mais a natureza. Há artistas que se aproximam da máquina, eu quero a natureza, quero dominar a natureza. Criar com a natureza, assim como outros estão querendo criar com a mecânica, não procuro a paisagem mas o material. Não copio a natureza. Sinto que hoje a gente foge cada vez mais da natureza. Estamos cada dia mais afastados dela por causa da mecanização.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros.

Logo abaixo dos artigos postados existe a opção comentar. Click neste, escrevendo o seu comentário na caixa de diálogo.

OBS: NÃO ESQUEÇA SUAS INDICAÇÕES, NOME, NÚMERO, SÉRIE E ESCOLA, APÓS SEU COMENTÁRIO. Para facilitar a sua identificação.

ESCOLHA A OPÇÃO ANÔNIMO QUE APARECERÁ ABAIXO DA CAIXA DO COMENTÁRIO, ASSIM VC SÓ PRECISARÁ REPETIR AS LETRAS QUE APERECERÃO,

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM NO COLÉGIO OU PELO EMAIL lualearte@hotmail.com

OK

Abraços a Todos.

Luci