segunda-feira, 26 de março de 2012

LENDAS - GREGAS -

O MINOTAURO

Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de tornar-se rei de Creta, havia feito um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede em troca que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.      
Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a Dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.
Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses , que haviam matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todo ano sete rapazes e sete moças de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.
Após o terceiro ano de sacrifícios, o Heroi Grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.

MEDUSA

            Madusa, ser terrível, embora mostro, é considerada pelos gregos uma das divindades primordiais, pertencente a geração pré-olímpica. Só depois é tida como vítima da vingança de uma deusa. Uma da três górgonas, é a unica que é mortal. Três irmãs monstruosas que possuiam cabeça com cabelos em forma de serpente venenosas, presas do javali, maõs de bronze e asas de ouro. Seu olhar transformava em pedra aqueles que a fitavam. Sua irmãs Euríale, simbolizava o instinto sexual, Ésteno a perversão social e a Medusa a pulsão evolutiva. Medusa também significa mulher rejeitada, e por sua rejeição incapaz de amar e ser amada, odeia os homens nas figura dos deuses principalmente que viola e abandona as mulheres.
            Seus filhos não são humanos, são monstros apavorantes, a medusa tira a vida, o movimento com um simples olhar, também não pode ser vista de frente, não se pode ter ideia de como ela é sem ficar paralisado. Muitos dizem que a medusa foi uma bela mulher, orgulhosa de sua beleza, principalmente de seus cabelos, resolve disputar o amor de Zeus com Minerva. Minerva enfurecida transforma a medusa em um monstro com cabelos de serpente.
            Medusa é morta por Perseu, refletiu a imagem da Medusa com um espelho e a decapitou com a espada de Hermes.

LENDA DE ÍCARO

       Dédalo era considerado uma dos maiores artistas e inventores de Atenas, na antiguidade. O filho de sua irmã, Talos, era seu aprendiz e logo se mostrou mais esperto que o seu mestre, foi Talos quem inventou o serrote, a roda do oleiro e imaginou o primeiro par de compassos.
A reputação do menino se espalhou de tal forma que todos passaram a levar os problemas complicados para ele e não mais para o seu mestre. Consumido de ciúme, Dádalo, atraiu o garoto até o topo do templo de Atenas e o empurrou, matando- o.
Policasta, a mãe de Talos, suicidou-se e Dádalo foi banido da cidade de Atenas com o seu filho Ícaro. Refugiaram-se na Ilha de Creta, Dádalo colocou sua arte á disposição do rei de Minos, criando um labirinto para o Minotauro. Teseu conseguiu matar o Minotauro e fugiu pelo labirinto que seria a prova de fuga. O rei Minos colocou Dádalo e seu filho na prisão. Dádalo tentava de todas as formas um plano de fuga para escapar de Creta, para isso pedia a ajuda de Ìcaro. Um dia após escutar as reclamações de seu filho decidiu fugir pelo céu, criou asas de cera e pena para fugirem voando.
Sendo assim Dádalo recomendou ao seu filho que não chegasse muito perto do sol. Pois sendo de cera podia derreter. Por muitos quilômetros o voo foi perfeito. Até que o jovem se encantou com o sol e quis chegar mais perto, mais alto, livre como um pássaro. Quando Dádalo olhou ao seu redor percebeu que o seu filho havia desaparecido. No mar as penas flutuavam marcando o lugar exato em que Ícaro caíra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros.

Logo abaixo dos artigos postados existe a opção comentar. Click neste, escrevendo o seu comentário na caixa de diálogo.

OBS: NÃO ESQUEÇA SUAS INDICAÇÕES, NOME, NÚMERO, SÉRIE E ESCOLA, APÓS SEU COMENTÁRIO. Para facilitar a sua identificação.

ESCOLHA A OPÇÃO ANÔNIMO QUE APARECERÁ ABAIXO DA CAIXA DO COMENTÁRIO, ASSIM VC SÓ PRECISARÁ REPETIR AS LETRAS QUE APERECERÃO,

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM NO COLÉGIO OU PELO EMAIL lualearte@hotmail.com

OK

Abraços a Todos.

Luci