sábado, 17 de março de 2012

A ARTE IMITA A VIDA OU VIDA IMITA A ARTE.
Oscar Wide



     Tão antigas como a arte, as nossas experiências em querer entender a origem do processo criativo nos levou a pensar na maioria das vezes sem uma resposta definitiva, de onde vem a inspiração.
      Através de alguns estudos o artista plástico Wassily Kandinsk diz que a arte nasce de uma espiritualidade. Foi assim que Kandinsk renunciou a representação figurativa tentando a relação absoluta entre a forma, cor e a realidade. Entramos em uma confusão enorme quando nos pegamos pensando: O que é verdade e o que é ficção?
       Uma das principais barreiras na solução desta pergunta está no fato de não estarmos mais familiarizados com o saber do espírito. Noticiários, relatórios, pilhas e pilhas de textos técnicos preenchem o nosso tempo e, tudo o que passa da linha mecânica passa a entender apenas a ficção. Perdemos a capacidade de imaginar de criar e acreditar, perdemos efetivamente a capacidade de medir com a intuição a verdade do que é apresentado. Assim muitas histórias permanecem na memória da humanidade, sempre representadas em uma ou outra obra de arte, seja em que campo for, teatro, dança, musica ou ainda na plástica.
        De maneira reversa, a vida e a arte decidiram se manifestar na mesma intensidade e no mesmo momento deixando a lógica, a razão em segundo plano. Neste momento, á única certeza é que o sonho deixa de ser uma lenda tornando-se uma realidade a ser criada, encenada, cantada, movimentada e pintada. A vida por tanto torna-se uma arte, assim como arte torna-se uma vida.

Profº Luci











9 comentários:

  1. Colégio Dom Pedro

    Gabriel Levi
    N° 11
    1° Ano do ensino médio C
    Turno: Manhã.

    - A Arte imita a vida, ou a vida imita a arte?
    - Para mim, a vida imita a arte e a arte imita a vida. Mas porquê? é muito simples; a casos que a vida imita a arte por necessidade, um exemplo vivo disso são as peças teatrais, ensenando alguma obra, de algum autor famoso. As vezes a arte imita a vida também por questões de necessidade mesmo. Um outro exemplo vivo disso não os filmes, desenhos, Alguns são insipirados no nosso dia a dia, uns são insipirados numa cidade do nosso pais, nas nossas influencias e etc. Para mim, a vida imita a arte e a arte imita a vida!

    ResponderExcluir
  2. Colégio Dom Pedro
    Nome: Thalita Angela / 1°médio C

    Isto é, é uma constante imitação entre a arte e a vida, as duas se imitam ao mesmo tempo. Uma se interessa pela obra da outra e acabam se copiando. Mais muitas da vezes as ficções que são trazidas para o nosso cotidiano, para a nossa realidade. Então pode se dizer que sim, a arte pode ser transportada para a vida real e a a vida real pode ser transformada em arte. E vice versa.

    ResponderExcluir
  3. Colegio dom pedro
    Letícia Rodrigues Teodoro /1medio B/numero:16
    as duas se imitam sempre.as pessoas se interessam e querem copiar aquela arte.e ele faz uma homenagem copiando ela as imagens mostram bem isso.

    ResponderExcluir
  4. Colégio Dom Pedro
    Nome: Bruna Matos / 1°Médio B

    Sim, a arte busca inspiração na vida, modos de se expressar pintando,é como se fosse um objetivo pra gente mesmo observamos o nosso dia-á-dia.

    ResponderExcluir
  5. Colegio dom pedro
    nome:melissa santana / 1°Médio b

    A arte imita a vida.porque a arte precisa-se de uma inspiração,
    e essa inspiração vem da vida,do cotidiano em que vivemos,
    Mas também a vida imita a arte ,porque procuramos a inspiração na arte igualando-se a ela,como o cinema ,teatro entre outros.

    ResponderExcluir
  6. É uma estra de duas mãos. Sim, a vida imita a arte e a arte imita a vida, mas cada uma com suas limitações e característica. A vida imita o belo, o espontâneo, o magico; ao mesmo tempo que não imita o impossível, a vida perfeita e sem problemas dos personagens fictícios da arte. Com tudo, não podemos ignorar que com diferenças e discordâncias elas andam juntas, pregando peças em nos, que para elas só podemos lançar um olhar de admiração e uma certa inveja bem lá no fundo.

    Colégio Dom Pedro
    Ana Flávia Vicentini Benfica n°: 1
    1º Mádio C

    ResponderExcluir
  7. Colegio dom pedro
    nome:Melissa de Santana 1°medio / B
    A arte imita a vida,porque sem a vida nao existiria a arte.
    Podesse ter inspiraçao a criar arte desde coisas do cotidianoa a dos sentimentos hulmanos.
    A arte imita a vida principalmente nas peçs de teatro,cinamos livros e pinturas ,onda a vida esta sendo retratada de forma ficcional ,que pode ser tanto perfeita com cruel .

    ResponderExcluir
  8. COLEGIO DOM PEDRO
    LETICIA LIMA
    1º EM B
    A ARTE IMITA A VIDA OU A VIDA IMITA A ARTE?
    Não sou muito boa nisso, mais tentei me expressar de uma maneira clara e objetiva (sou melhor oralmente);

    #A ARTE IMITA A VIDA?: Ela não imita e sim busca uma aproximação da vida, inspirações. EXEMLOS: novelas, filmes, desenhos e teatro que é claramente uma ficção mais que tem o poder de nos persuadir, por que mostra claramente o nosso cotidiano.

    #A VIDA IMITA A ARTE: Sim mais como na arte ela também busca inprirações e uma aproximação. EXEMPLO: festas, casamentos e até mesmo decoração: A maioria das garotas pessam no seu baile de debutante como um baile de conto de fadas, alguns casamentos tem decorações de filmes estilo de musica. (obs: teve casamentos inpirados em contos de fadas e até mesmo e rock).

    ResponderExcluir
  9. Colégio Dom Pedro
    Nome: Derick Engles
    1ºc
    Arte imita a vida ou a vida imita a arte?
    Acho que a arte imita a vida e a vida imita a arte, pois a vida serve de inspiração para arte e a arte serve de inspiração para a vida.
    Pessoas quando usam fantasias retratando um personagem de desenho animado é um exemplo de vida imitando a arte.
    Muitas coisas servem e serviram de inspiração para arte como paisagens, objetos, pessoas e situações do nosso cotidiano, portanto essas inspirações fazem para da vida, ou seja, a arte também imita a vida.

    ResponderExcluir

Caros.

Logo abaixo dos artigos postados existe a opção comentar. Click neste, escrevendo o seu comentário na caixa de diálogo.

OBS: NÃO ESQUEÇA SUAS INDICAÇÕES, NOME, NÚMERO, SÉRIE E ESCOLA, APÓS SEU COMENTÁRIO. Para facilitar a sua identificação.

ESCOLHA A OPÇÃO ANÔNIMO QUE APARECERÁ ABAIXO DA CAIXA DO COMENTÁRIO, ASSIM VC SÓ PRECISARÁ REPETIR AS LETRAS QUE APERECERÃO,

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM NO COLÉGIO OU PELO EMAIL lualearte@hotmail.com

OK

Abraços a Todos.

Luci