quarta-feira, 11 de abril de 2012

HENRI MATISSE E O MOVIMENTO FOVISTA

HENRI MATISSE
ü  Quem foi 
Henri Émile Benoît Matisse foi um importante desenhista, escultor e pintor francês. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade francesa de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 3 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França). Foi um dos principais representantes do movimento artístico conhecido como Fauvismo.

ü  Cronologia
·         Na juventude, trabalhou como escriturário, após ter terminado o Ensino Médio em 1888, foi estudar Direito na Universidade de Paris.
Com vinte e um anos de idade, teve contato com a pintura, se apaixonou por ela, e passou a se dedicar às artes plásticas.
Estudou desenho na escola de pintura Maurice-Quentin Delatour.
·          Em 1891, entrou para a Academia Julián de Paris. Abandonou a carreira de Direito.
·          Participou do estúdio de artes do artista francês Duconseil.
·          Em 1894, nasceu sua primeira filha, Marguerite, com Amélie Parayre.
·          Em 1895, entrou para a Escola de Belas Artes de Paris.
·          Em 1896, expôs quatro obras na Exposição da Sociedade Nacional.
·          Em 1894, ocorre sua primeira exposição individual na Galeria Vollard.
·          A partir de 1907, passou a pintar sobre a influência do fauvismo.
·          Em 1908, ocorreu sua primeira exposição individual em Nova Iorque.
·          Entre 1912 e 1913, viajou para o Marrocos.
·          A partir de 1916, suas obras demonstram grande influência do cubismo.
·          Em 1917, foi morar na cidade de Nice, onde conheceu Renoir.
·         Em 1950, decorou a capela do Rosário.

ü  O Estilo de Matisse
No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional. A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista.  A cor passou a ter um destaque principal em suas obras. Utilizou-se de formatos variados em suas obras. Simplificação e a exclusão de detalhes também fazia parte de seu estilo, usou passar equilíbrio e tranqüilidade em suas obras, trabalhando a organização estrutural das mesmas. Em alguns de seus quadros, fez uso da sensação de bi dimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática

MATISSE E O FAUVISMO
     O Fauvismo significa (feras selvagens) foi um movimento de curta duração, na passagem do Século XIX para o Século XX e teve como líder incontestável Henri Matisse, contando também com a participação de outros grandes artistas, entre eles, André Derain, Maurice de Vlaminck, Raoul Dufy, Georges Braque, Henri Manguin, Albert Marquet, Jean Puy, Emile Othon Friesz.    
Partindo do colorido vibrante e agressivo de Van Gogh e Gauguin (pós impressionistas), os fauvistas rejeitaram não só o império da forma, ditado pela academia, como também o conceito de luminosidade dos impressionistas, passando a usar a cor como fator primordial da pintura e levando-a às últimas conseqüências, resultando daí quadros tão bonitos quanto artificiais.
     O fauvismo foi se esvaziando e perdendo sua força  na medida em que seus precursores amadureciam e evoluíam para outros estilos, dentre os muitos que proliferaram na primeira metade do Século 20. Na Europa, Matisse tornou-se o símbolo máximo do fauvismo.
A arte do pintor francês Matisse baseia-se num método que, segundo ele próprio, consiste em abordar separadamente cada elemento da obra -- desenho, cor, composição -- e em juntá-los numa síntese, "sem que a eloqüência de um deles seja diminuída pela presença dos outros". Abandonou assim a perspectiva, as técnicas do desenho e o efeito de claro-escuro para tratar a cor como valor em si mesma.
FOVISMO (Brasil) FAUVISMO (Europa)
Em 1905, em Paris, no Salão de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizá-las. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista.
ü  Os princípios deste movimento artístico eram:
ü  Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos.
ü   Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias.
ü   A cor pura deve ser exaltada.
ü   As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.

ü  Características da pintura Fauvista:
·          Pincelada violente, espontânea e definitiva;
·          Ausência de ar livre;
·          Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;
·          Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;
·          Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros.

Logo abaixo dos artigos postados existe a opção comentar. Click neste, escrevendo o seu comentário na caixa de diálogo.

OBS: NÃO ESQUEÇA SUAS INDICAÇÕES, NOME, NÚMERO, SÉRIE E ESCOLA, APÓS SEU COMENTÁRIO. Para facilitar a sua identificação.

ESCOLHA A OPÇÃO ANÔNIMO QUE APARECERÁ ABAIXO DA CAIXA DO COMENTÁRIO, ASSIM VC SÓ PRECISARÁ REPETIR AS LETRAS QUE APERECERÃO,

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM NO COLÉGIO OU PELO EMAIL lualearte@hotmail.com

OK

Abraços a Todos.

Luci