terça-feira, 17 de abril de 2012

WASSILY KANDINSKY

 
WASSILY KANDINSKY



Wassily Kandinski nasceu 04 de Dezembro de 1866 em Moscou. Apos ter contato com a pintura de Monet sente dentro de si uma atração para a pintura, torna-se o pioneiro do abstracionismo nas Artes Plásticas. Filho de pais divorciados, ele foi educado pela tia, optando a princípio pela música, que posteriormente refletirá em seu trabalho como pintor, pois ela lhe confere noções essenciais de harmonia e evolução.
Kandinsky seguiu inicialmente as trilhas acadêmicas formou-se em Direito e Economia na Universidade de Moscou, mas logo depois desistiu desta profissão, encontrando finalmente nas artes plásticas, ao se apaixonar por uma tela de Monet.
Viveu grande parte de sua vida na Alemanha onde foi influenciado pela escola da Bauhaus (escola de designer), por isso suas obras são carregadas de formas geométricas e cores diversificadas, todas encontram equilíbrio e harmonia. Pintou o seu primeiro quadro abstrato “uma aquarela”, permanecendo fiel a pintura figurativa. Nesta época fez da cor o fundamento de sua teoria de suas obras.
A partir de 1922, Kandinsky se torna professor da Bauhaus. Porém, em 1933, esta é fechada pelos nazistas e os trabalhos do pintor são apreendidos. Kandinsky foge então para a França e vive em Paris durante um ano, adotando depois a nacionalidade francesa. Nesta cidade ele toma contato com as artes aplicadas – estilo artístico de teor utilitarista, contraposto à arte pela arte, entra em contato com o Fauvismo, movimento que explora ao máximo o uso das cores nas representações pictóricas.
O movimento geral da composição é ritmado por círculos, ovais, triângulos, riscas, pintas; ascendentes, descendentes, rotativos. As cores vivas pretendem provocar sensações, emoções; aliadas às formas, criam uma harmonia que age sobre todo o corpo humano.
Kandinsky viveu e trabalhou em Paris de 1933 até a sua morte em 1944 (com 78 anos). A sua influência sobre a arte abstrata do século XX foi decisiva e ainda se faz sentir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caros.

Logo abaixo dos artigos postados existe a opção comentar. Click neste, escrevendo o seu comentário na caixa de diálogo.

OBS: NÃO ESQUEÇA SUAS INDICAÇÕES, NOME, NÚMERO, SÉRIE E ESCOLA, APÓS SEU COMENTÁRIO. Para facilitar a sua identificação.

ESCOLHA A OPÇÃO ANÔNIMO QUE APARECERÁ ABAIXO DA CAIXA DO COMENTÁRIO, ASSIM VC SÓ PRECISARÁ REPETIR AS LETRAS QUE APERECERÃO,

QUALQUER DÚVIDA ME PROCUREM NO COLÉGIO OU PELO EMAIL lualearte@hotmail.com

OK

Abraços a Todos.

Luci