domingo, 5 de agosto de 2012

MITO / FÁBULA


MITO

O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso e unânime, constitui uma realidade antropológica fundamental, pois ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou civilização entende e interpreta a existência.
            Mito é uma narrativa tradicional de conteúdo religioso, que procura explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia. 

FÁBULA 

A fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo fabulista chamado Esopo, nascido pelos anos 620 a.C., na Grécia antiga, ignora-se o lugar de seu nascimento, não se sabe ao certo porém, Esopo seria corcunda e gago, protegido do rei, inventava histórias em que os animais eram os personagens principais sempre deixando uma moral educativa em suas histórias.
Esopo não deixou nada escrito: as fábulas que lhe são atribuídas pela tradição foram recolhidas pela primeira vez por Demétrio de Falera, por volta de 325 a.C.
Antes do advento da impressão, as fábulas de Esopo eram ilustradas em louça, em manuscritos e até em tecidos.
         Quando dizemos, no Brasil: "Macaco velho não mete a mão em cumbuca”," Cada macaco no seu galho”, “Cavalo dano não se olha os dentes”,  dentre outras, estamos repetindo o ensinamento de uma fábula Assim, podemos dizer que em toda parte, a fábula é um conto de moralidade popular, uma lição de inteligência, de justiça, de sagacidade, trazida até nós pelos nossos avós.
A intenção de Esopo em suas fábulas é mostrar como nós seres humanos agimos, como deveríamos nos comportar frente a diversificadas situações.